Random Posts...!!!

Diferenças entre "Valor" e "Preço"


preço vs valor






 Pode parecer que não, mas a verdade é que existe uma grande diferença entre o "valor" de uma moeda e o seu "preço". Apesar destas duas palavras serem normalmente utilizadas com a mesma intenção, estas têm conceitos diferentes.


Preço de uma moeda?


O "Preço" de uma moeda representa o custo a comprar determinada moeda numa loja de numismática.
O "preço" vai de encontra ao que está normalmente indicado nos anuários de numismática e catálogos que são comercializados anualmente com valores de cada peça segundo o estado de conservação.

Valor de uma moeda?



O "Valor" de uma moeda representa o valor a que consegue vender dada moeda no momento.
 Se já tentou vender moedas pode notar que ninguém normalmente lhe oferece o valor dos catálogos. Isto porque, caso queira vender a um comerciante este compra para depois vender logo tem de ter margem de lucro. A margem de lucro pode variar bastante esta pode ser 20% como pode ser 70%. Isto porque caso a peça seja comum, normalmente não é muito procurada e como tal o comerciante não quer ficar com stock moedas que são dificeis de vender, como tal a margem de lucro tem de ser grande e só nos casos de moedas com excelente grau de conservação.
No caso de moedas mais cobiçadas e escassas a facilidade de vender a peça é bem maior, sendo a percentagem de lucro normalmente menor.
No entanto, se for um vendedor sem conhecimentos, o comerciante pode tentar baixar ainda mais o preço aumentando a sua margem de lucro.

Assim antes de vender é preciso conhecer as peças minimamente, de preferência ter uma catalogação das peças com valores segundo grau de conservação. E saber qual o tipo de moeda, raridade e desejo do mercado atual.

Outra dica importante:
ouro numismática


Moedas de ouro, são por vezes analisadas/avaliadas tendo em conta o valor do peso em ouro. Desta forma, representa uma margem de lucro bastante elevada para o comerciante.





Formas de vender com maior lucro:


Venda diretamente a colecionadores. Esta alternativa implica uma maior perda de tempo, no entanto, a recompensa financeira poderá ser maior pois o colecionador normalmente não compra para vender. Desta forma será um intermédio entre o "Valor " e o  "Preço".


 Curiosidade:
Nos EUA existem catálogos anuáis que definem tanto o "Preço", como catálogos que definem o "Valor" isto em lojas de numismática. Em Portugal não tenho conhecimento de catálogos de "Valor", apenas de "Preço".

Sem comentários:

Enviar um comentário