Balança digital:
Uma balança digital é por vezes essencial para um colecionador. A determinação do peso exato da peça numismática é um aspecto relevante para a determinação da autenticidade da moeda. Adicionalmente pode ser utilizada para determinar erros de cunho. Na compra deste item é necessário ter em atençao à precisão da balança idealmente 0,01 gramas.
Compasso de calibre digital:
Deverá ter uma precisão de 0,01mm. Permite determinar o diâmetro da moeda, colocando a moeda entre as garras do compasso. É relevante não obter o diâmetro com a moeda dentro de alvéolos ou cápsulas, pois a determinação do diâmetro não será correta.
Microscópicos de zoom estereoscopico:
É comum a utilização desta ferramenta por classificadores profissionais. Este tipo de aparelho permite ampliações de 10x a 45x e inclusive uma imagem 3d com uma iluminação adequada. Esta ferramenta para além permitir a classificação, permit autentificação da peça e determinar por vezes o tipo de liga metálica.
Camera fotográfica digital:
A utilização de uma camera fotográfica para documentar a coleção com imagens de alta qualidade é relevante. A camera deve possuir a função macro e se possível ter uma lente macro de 1:1. A utilidade da catalogação e documentação da coleçao é essencial para efeitos de seguros que cobrem as coleções. Outra possíbilidade é permitir ter a coleção numa caixa-forte de um banco e acesso as suas peças de uma forma digital.
Software de catalogação:
A catalogação através de uma forma digital permite de uma forma rápida obter acesso às moedas existentes na colecção e as que ainda faltam. Para além de ser útil por motivos seguros existentes sobre a coleção. Alguns softwares informam sobre os tipos de dadas moedas, caracteristicas, preços atualizados,etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário