Random Posts...!!!

7 Formas de diminuir o valor das tuas moedas



cuidar de moedas

 Este artigo procura de uma forma simples introduzir pequenos conceitos que permitem uma
manutenção da tua coleção de forma adequada. Pode parecer irrealista mas muitas destas situações são observáveis em colecionadores iniciantes e mesmo alguns colecionadores experientes.


1. Tocar na moedas.

Tocar nas moedas com os dedos sem luvas pode parecer que não irá danificar as peças. Mas estão enganados os dedos possuem pequenas transpirações e humidades para além de possíveis sujidades que podem deixar marcas nas moedas. Um dos casos mais fáceis de perceber isto é em moedas completamente novas acabadinhas de sair de um rolo ou saco. Caso haja um toque com os dedos e não sejam removidas possíveis humidades antes de a armazenar por exemplo num alvéolo, esta irá apresentar uma marca importante normalmente semelhante a uma impressão digital.

2. Limpar moedas.

Como já referido aqui muitas vezes a limpeza de moedas não é benéfica para ninguém, na maioria dos casos implica sim uma desvalorização da moeda e trabalho desnecessário. Certas situações especiais é aconselhável efetuar uma limpeza mas de forma adequada minimizando os danos ao máximo. É também importante referir que as moedas que apresentam pátines muitas vezes são até valorizadas quando estas são naturais, por isso evite ao máximo limpezas só lhe vão trazer desgostos.

3. Cuspir nas moedas.

Pode parecer caricato referir cuspir nas moedas. Mas a verdade é que muitas pessoas ao falar por vezes salta pequenas quantidades de saliva da boca sem notarem. É preciso estar atento a esta situação principalmente em feiras e encontros onde se manuseiam peças e discutem valores, etc estar atento para evitar esta situação. 
A saliva pode causar pequenas manchas e discolorações que são de dificil remoção. Muitas moedas não circuladas em estado de conservação bela podem ter sofrido estes danos e claro consequências no seu valor.

4. Remover a moeda do embrulho.

Muitas moedas encontram-se em embrulhos protetores como por exemplo moedas BNC e PROOF, existe por vezes a tendencia por parte tanto de comerciantes como de colecionadores de remover o embrulho da moedas. Durante este processo pode existir danos nas moedas que diminuem o estado de conservação para além de que normalmente as caixas e embrulhos adicionam valor às peças.
 

5.Exposição a componentes acídicos.

Muitas vezes colecionadores pouco informados procuram guardar as suas moedas de uma forma provisória ou permanente em envelopes, folhas de papel, caixas de papel,etc. Como tempo, existe uma libertação de àcido presente no papel que promove oxidação e discoloração das peças. Como tal, caso queira guardar em papel deve adquirir papel sem componentes àcidos. Existem à venda em casas de numismática e em algumas papelarias, desta forma as moedas são corretamente conservadas.

6. PVC e moedas.

Outra forma de degradar e alterar as tuas moedas é a sua colocação em mangas de plástico que por vezes são vendidas como indicadas para a numismática ERRADAMENTE!!
Muitas vezes essas mangas possuem um componente chamado de PVC (policloreto de vinilo) que reage com as moedas levando a uma oxidação e deteorização da peça. O dano é permanente e a limpeza adequada é indicada em todas as peças que estiveram em contato com o PVC.

7. Exposição ao ar livre.

A exposição de moedas a condições de temperatura e humidade muito variáveis implica uma promoção da oxidação. As moedas devem ser guardadas de forma a proteger de humidades, temperaturas extremas e em materiais adequados, existem várias formas de o fazer o importante é não as deixar degradar ao ar livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário