Random Posts...!!!

Graus de Conservação das Moedas

Classificação moedas

A identificação do grau de conservação de uma moeda não é uma tarefa fácil e muitas vezes eu próprio tenho dificuldades neste assunto. No entanto existem parâmetros que nos facilitam a classificação das respectivas peças numismáticas.  


Soberba (Sob)
Moeda que nunca circulou, mantendo o brilho ou o baço provocado pela cunhagem. Pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.

Bela
Moeda que aparenta não ter circulado. Ligeiros sinais de desgaste nos pontos mais altos de relevo da gravura, alguma oxidação ou pátina uniforme.

Muito Bem Conservada (MBC)
Moeda pouco circulada. Superficies mais elevadas da gravura com sinais de desgaste. Pode apresentar pequenas mossas no rebordo.

Bem Conservada (BC)
Moeda circulada. Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os pormenores bem visíveis, incluindo a legenda e data. Pode apresentar mossas ou riscos.

Regular (Reg)
Moeda com bastante desgaste no desenho, legendas e data, apresentando no entanto as características principais visíveis de classificação.

Mal Conservada (MC)
Moeda muitissimo gasta, corroida, legendas e data obliteradas o que quase são ilegíveis, sem que, contudo haja dúvidas na sua identificação.



Nota: É muitas vezes referido como grau de conservação Flor de cunho (FDC), Prova numismática (PROOF) e Brilhante Não Circulada (BNC), no entanto, estes não são graus de conservação mas sim formas especiais pelas quais as respectivas moedas são produzidas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário